[ editar artigo]

Acidentes Acontecem, Prevenção Também.

Acidentes Acontecem, Prevenção Também.

Já estamos há mais de 100 (cem) dias em quarentena. E, desde que esta foi orientada e determinada, temos recebido uma enxurrada de informações a respeito de cuidados em geral. Instrução, em tempos como estes, nunca é demais. Porém, com o passar dos dias, o cansaço nos leva a priorizar algumas coisas, sob o risco de esquecer das que têm maior importância. Refiro-me aqui aos riscos da exposição da criança e do adolescente à internet neste período. Infelizmente, ninguém está isento desses riscos, pode acontecer inconvenientes em qualquer família. 

Sim, acidentes acontecem, mas podemos evitá-los se agirmos instrutiva e preventivamente. Nesse sentido, quero deixar aqui orientações que vão ajudar vocês a construírem e darem manutenção a um ambiente de liberdade e proteção para as crianças e adolescentes sob seus cuidados.

 

SABEDORIA

A partir de seu contexto de vida cotidiana, da estrutura familiar, da idade da criança, avalie sobre como poderá  adequar estas orientações.

 

VERDADES

Pais e Responsáveis: segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a organização  SaferNet apontam dados de que, nos últimos 14 anos, foram contabilizadas mais de 4,1 milhões de denúncias anônimas envolvendo 790 mil páginas (URLs) de pornografia infantil. Dessas, 255 mil foram desativadas. Os conteúdos criminosos foram escritos em nove idiomas, atribuídos a 104 países em seis continentes.

  • Acreditem ou não, existem pedófilos aos montes, na internet, hackers , sequestradores, e aqueles que compartilham péssimos conteúdos, e pior: jogos assassinos podem estar rondando novamente neste período (se lembram da baleia azul?)
  • Acreditem ou não, o seu exemplo quanto ao uso da internet comunica muito para a criança ou adolescente;
  • Acredite, existem bons conteúdos também. Então, ao tratar o assunto, procure falar a verdade e conduzir a conversa em tom educativo, orientando-os a um uso saudável da internet, em vez de meramente proibi-lo.

 

PRUDÊNCIA 

Avalie a indicação etária adequada sob o seu crivo e não somente do descrito no conteúdo. Há muito conteúdo cuja indicação etária não corresponde adequadamente.

 

MORDOMIA

Delimite o tempo de uso, pois algumas crianças e adolescentes precisam usar a internet para as aulas remotas. Então, já passam um bom período na tela do computador. Na medida do possível, restrinja esse tempo. Por exemplo, permita somente mais uma opção de lazer online, um jogo, vídeo, filme e etc. Pois a principal forma de desenvolvimento da criança é a partir do brincar, se movimentar, criar, sentir, etc. Coisas que o universo digital não proporciona de maneira ampla.

 

CARÁTER

Monitore seus filhos na web e restrinja o acesso à internet. Neste link tem instruções de como fazer. Como exemplo, isto o orientará acessar somente conteúdos apropriados, segundo o crivo dos pais.

 

OBEDIÊNCIA 

Crie uma fiel rotina de supervisão, mesmo que não pareça necessário. O fato de você ver diariamente os acessos do filho na internet mostrará para ele o seu cuidado e também o restringirá na hora que estiver usando sozinho, pois se lembrará que você vai supervisionar depois.

 

CRESCIMENTO

Faça combinados a partir do diálogo, pois este, em si, os ensina muito sobre respeito, sobre pacificação, autoridade e muitos princípios. E antes de permitir o acesso, converse abertamente com seu filho, alerte-o quanto aos riscos da internet, respeitando, claro, a linguagem adequada à sua idade.

 

INDIVIDUALIDADE

Passe um tempo acessando à internet com eles, isso facilitará o entendimento quanto ao que é bom ou não, e fortalecerá seu vínculo de confiança no relacionamento. Assim, seu filho vai amadurecendo o seu senso de escolhas individuais a partir do seu crivo e você estará o ensinando NO caminho, junto com ele.

 

Quer saber mais a respeito do que tratei no texto e conversar um pouco mais, entre em contato comigo pelo e-mail: deleiavital@gmail.com. Será um prazer conhecer você, saber mais sobre o seu cenário, objetivos e desafios.  

 

Educação

MOB Collab
Deleia Avital
Deleia Avital Seguir

Paulista de nascimento, Mineira por respeito, cidadã Curitibana por missão I Educação I Direito Educacional I Consultoria Educacional I Pedagogo Social I Professora I Conselho Tutelar...Reino de Deus!

Ler conteúdo completo
Indicados para você